Já pensou poder prevenir ou até mesmo retardar a evolução do glaucoma ingerindo um nutriente? Segundo estudos¹ do laboratório The Jackson, nos Estados Unidos, o avanço científico já caminha para esta possibilidade.
Um grupo de pesquisadores descobriu que quando o corpo começa a envelhecer, passa a produzir menos moléculas de NAD (nicotinamida adenina dinucleotide). Essa coenzima, por sua vez, trabalha para a oxidação celular e quando há redução, ocorre o enfraquecimento das células cerebrais, interferindo no funcionamento do nervo ótico.
A boa notícia é que a vitamina B3 pode ser convertida em NAD. Sabendo disso, os pesquisadores fizeram um teste e adicionaram este nutriente à água de ratos que haviam sido alterados geneticamente para apresentar glaucoma. Comparados a ratos não-modificados geneticamente, o primeiro grupo mostrou inibição de alteração molecular para o desenvolvimento de glaucoma e, ainda, evitou o surgimento da doença. Já o segundo grupo, apresentou a evolução de glaucoma normalmente.
O estudo ainda está em fase de testes, mas reforça que o avanço da ciência trabalha para atender necessidades reais, uma vez que o glaucoma já atinge 60 milhões de pessoas em todo o mundo e pode provocar a perda irreversível da visão.
Enquanto os resultados não são validados, é importante visitar regularmente o oftalmologista e avaliar como está a saúde dos seus olhos, incluindo a pressão intraocular. Quanto antes forem detectadas anormalidades, melhor será o tratamento.
Para ler o estudo completo, clique aqui.
O texto acima possui caráter exclusivamente informativo. Jamais realize qualquer tipo de tratamento ou se automedique sem a orientação de um especialista.
¹https://www.sciencedaily.com/releases/2017/02/170216143907.htm