Optive

Hidratação e lubrificação ocular que proporciona máximo conforto para os olhos¹.

Saiba mais

Dupla ação: maior hidratação e lubrificação da superfície ocular¹

Melhora do desconforto ocular e age como protetor contra as irritações¹

A composição de OPTIVE® conta com características muito próximas da lágrima natural¹

Conheça OPTIVE®

Indicado para a superfície ocular, OPTIVE® é um lubrificante ocular que proporciona alívio imediato e conforto prolongado contra a ardência, irritação, secura, sensação de areia e corpo estranho que podem ser causados por poeira, fumaça, sol, vento, ar seco e ar condicionado¹.

As substâncias de sua fórmula têm características muito próximas às de uma lágrima natural e foram escolhidas para proporcionar máximo conforto para os olhos¹.

Uma vez nos olhos do usuário, OPTIVE® combina com as lágrimas naturais da pessoa e tem ação imediata, proporcionando a melhora do desconforto e agindo como protetor contra a sensação de irritação¹.

Quem pode usar?

A partir da combinação entre polímeros, a formulação de OPTIVE® apresenta dupla ação: lubrifica e hidrata a superfície ocular, além de agir como protetor contra as irritações oculares¹.

Pode ser usado como reumidificante para aliviar a secura, desconforto e irritação durante o uso de lentes de contato¹.

OPTIVE® também é indicado no pós-operatório de cirurgias de correção visual LASIK (laser assisted in-situ keratomileusis).

Atenção: OPTIVE® é contraindicado para pacientes que apresentem alergia a qualquer um dos componentes da fórmula¹.

O que é olho seco?

A superfície ocular conta com uma fina película chamada filme lacrimal que é formada basicamente pela lágrima, que, por sua vez, é substituída por uma nova toda vez que piscamos². Esta ação é importante para manter a hidratação dos olhos e, quando esse processo não ocorre de maneira adequada, seja por hábitos prejudiciais ou fatores externos, provoca o chamado olho seco³.

No entanto, quando os olhos não produzem lágrimas suficientes ou de boa qualidade, por disfunções próprias do organismo, a razão pode ser a síndrome do olho seco, que atinge a quase 20 milhões de pessoas só no Brasil4.

Entenda as diferenças abaixo:

Secura ocular

(olho seco como um sintoma)


É uma sensação temporária de ressecamento nos olhos. Pode ser causada por fatores ambientais (como vento, ar condicionado, poluição), uso prolongado de telas, leitura, exposição ao sol ou falta de sono³.

Geralmente, é temporária e pode ser aliviada com umidade adequada, descanso e cuidados simples, como uso de lágrimas artificiais ou colírios lubrificantes, ajustes no ambiente (umidificadores) e pausas frequentes durante atividades visuais intensas5.

Síndrome do olho seco

(ou doença do olho seco)


A síndrome do olho seco é uma condição crônica que ocorre quando os olhos não produzem lágrimas suficientes ou produzem lágrimas de má qualidade2-3.

Pode ser causada por várias condições, incluindo doenças autoimunes (como síndrome de Sjögren), envelhecimento, alterações hormonais, uso prolongado de lentes de contato, medicamentos (antihistamínicos, antidepressivos, contraceptivos orais), cirurgias oculares ou doenças das pálpebras2-3.

É uma condição contínua e crônica que requer manejo a longo prazo, com tratamento que pode incluir lágrimas artificiais, medicamentos para aumentar a produção de lágrimas, dispositivos de conservação de lágrimas, tratamentos anti-inflamatórios, entre outros2-3.

Outra condição relacionada ao olho seco e pouco conhecida é a síndrome do olho seco irritativo, na qual fatores externos que provocam a desidratação ocular e não há deficiência de produção da lágrima².

Causas e fatores de risco

Mau funcionamento das funções oculares, deficiência na composição e produção lacrimal, fatores externos, como vento, ar condicionado e poluição, e doenças associadas são suas principais causas.

Seborreia, dermatite, menopausa, lúpus, artrite reumatoide, exposição aos irritantes oculares são alguns dos fatores de risco2-3.

Sintomas mais comuns do olho seco:

Desconforto nos olhos
Ardência
Vermelhidão
Irritação
Sensação de areia
Secura
Coceira excessiva
Visão embaçada

Se você apresenta uma ou mais dessas características com frequência, é hora de buscar um(a) oftalmologista.

Olho seco pode ser tratado e seus sintomas aliviados2-3!

Tratando o olho seco

Tratando o olho seco

Nas condições de olho seco relacionadas aos itens acima, como desconforto, ardência e vermelhidão, a hidratação ocular é o melhor caminho, por meio de colírios que imitam os componentes da lágrima e que podem ser aplicados algumas vezes ao longo do dia2-3.

Em caso de síndrome do olho seco, as lágrimas artificiais não são suficientes, podendo requerer outros tipos de medicamentos e terapias minimamente invasivas a longo prazo, como medicamentos para aumentar a produção de lágrimas, dispositivos de conservação de lágrimas, tratamentos anti-inflamatórios, entre outros2-3.

Identificando a lágrima artificial ideal

OPTIVE® é composto por substâncias com características muito próximas da lágrima natural, escolhidas para proporcionar máximo conforto para os olhos¹. Para conhecê-lo melhor, acesse www.optive.com.br.

Perguntas e Respostas

Clique nas perguntas e veja abaixo as respostas mais frequentes:

OPTIVE® é um lubrificante límpido e incolor que deve ser usado exclusivamente nos olhos. Para aplicar o produto, puxe delicadamente a pálpebra inferior para baixo até formar uma pequena bolsa. Não encoste a ponta do frasco nos olhos, nos dedos ou em outra superfície qualquer, para evitar a contaminação do frasco e da solução.  Para amortecer  as lentes, pingue uma gota sobre a mesma antes de colocar nos olhos. Fechar bem o frasco depois de usar. Aplicar de 1 a 2 gotas nos olhos a quantidade de vezes que for  necessário. Se usado para os cuidados do pós-operatório, recomenda-se que o paciente siga as instruções de seu oftalmologista.

Caso haja sinais de violação e/ou danificações do frasco ou da embalagem de OPTIVE®, não utilize o produto e entre em contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) pelo telefone 0800-14-4077

OPTIVE® pode ser usado como reumidificante durante o uso de lentes de contato para aliviar a secura, desconforto e irritação que podem estar associados com o uso de lentes.

OPTIVE® é geralmente bem tolerado, podendo causar borramento temporário da visão após a instilação, devido à sua viscosidade. Para mais informações, leia a bula aqui: https://www.abbvie.com.br/content/dam/abbvie-dotcom/br/documents/Optive.pdf

Caso haja sinais de violação e/ou danificações do frasco ou da embalagem de OPTIVE®, não utilize o produto e entre em contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) pelo telefone 0800-14-4077

OPTIVE® não requer condições especiais para armazenamento. Antes ou depois de aberto, o colírio deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15˚C e 30˚).

O prazo de validade de 24 meses encontra-se impresso na embalagem externa.

Não utilize após a data de vencimento. Após aberto, válido por 120 dias.

Produto Estéril pelo Método de Filtração.

OPTIVE® contém: carmelose sódica; glicerol; hialunorato de sódio; eritritol; ácido bórico; borato de sódio decahidratado; citrato de sódio diidratado; cloreto de potássio; cloreto de cálcio diidratado; cloreto de magnésio hexaidratado; Purite® (complexo de oxicloro) como conservante e água purificada.

Escolhidas para proporcionar máximo conforto para os olhos, as substâncias contidas na formulação de OPTIVE© lhe conferem características de solução muito próxima da lágrima natural. Os componentes se combinam com as lágrimas do usuário para proporcionar melhora do desconforto ocular e também agir como protetor contra as irritações oculares.

A sinergia da combinação de polímeros encontrada na composição de OPTIVE© promove a estabilização do filme lacrimal com maior tempo de permanência do colírio na superfície ocular e consequente melhora na hidratação¹.

A fórmula combinada reduz significativamente a irritação da córnea quando comparada a lubrificantes oculares que apresentam os mesmos polímeros de forma isolada¹.

1. Chen W; Eye Hospital, Wenzhou Medical College; Evaluation of a Novel Artificial Tear in the Prevention and Treatment of Dry Eye in an Animal Model

Advertências

OPTIVE® não deve ser utilizado se a solução mudar de coloração ou tornar-se turva. A aplicação do lubrificante em geral não causa alterações da visão. Caso ocorra leve borramento da visão logo após a aplicação, recomenda-se aguardar até que a visão retorne ao normal antes de dirigir veículos ou operar máquinas.

Se for utilizar este produto concomitantemente com outras formulações oculares, aguarde um intervalo de 5 minutos entre as aplicações de cada formulação.

Em caso de dor ocular, alterações da visão, irritação e vermelhidão ocular persistentes, ou se os sintomas piorarem ou persistirem, recomenda-se que o uso do produto seja descontinuado e que se procure orientação médica.

Manter fora do alcance de crianças.

Referências

  1. Bula e instruções de uso de OPTIVE®. Consulta em 10/07/2023. Disponível em https://www.abbvie.com.br/content/dam/abbvie-dotcom/br/documents/Optive.pdf.
  2. Fonseca, E. C., Arruda, G. V., & Rocha, E. M.. (2010). Olho seco: etiopatogenia e tratamento. Arquivos Brasileiros De Oftalmologia, 73(2), 197–203. Consulta em 10/07/2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0004-27492010000200021
  3. Fridman D, Freitag MM, Kleinert F, Lavinsky J. Olho seco: conceitos, história natural e classificações. Arq Bras Oftalmol [Internet]. 2004Jan;67(1):181–5. Consulta em 10/07/2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0004-27492004000100033
  4. Associação dos Portadores de Olho Seco. Consulta em 10/07/2023. Disponível em: https://apos-olhoseco.com.br/
  5. Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Revista Veja Bem. Consulta em 10/07/2023. Disponível em: https://www.cbo.com.br/novo/publicacoes/revista_vejabem_09_leitura.pdf

Os produtos OPTIVE® e  OPTIVE® UD estão registrados na ANVISA sob os números 80143600086 e 82664440006, respectivamente.
Todos os Direitos Reservados. BR OPT 240054. Aprovado em 07/2024