O grau dos óculos pode aumentar se não usá-los
Os óculos são aparatos que apenas corrigem a imagem para que possamos recebê-las corretamente. Não há relação das lentes com a estrutura dos olhos, eliminando a possibilidade de aumento do grau quando não se usa óculos. O que acontece é que os nossos olhos se acostumam a enxergar nitidamente, passando a sensação de aumento de grau ao tirar os óculos. É necessário um acompanhamento médico para ajustes no grau dos óculos dirigidas para cada caso.
Óculos escuros de qualidade duvidosa fazem mal à visão
A função dos óculos escuros é proteger os olhos dos raios ultravioletas. Quando colocamos o acessório, nossa pupila se dilata e permite a entrada de mais luz. Se os óculos não apresentam filtro UVA e UVB os raios solares agem diretamente em nossa retina, causando danos à visão. Além disso, as lentes de qualidade duvidosa obrigam nossos olhos a corrigir irregularidades da lente, causando cansaço e ardência na visão.
Dormir com lente de contato é prejudicial aos olhos.
A permanência da lente nos olhos por muito tempo, especialmente enquanto dormimos, impede a oxigenação de toda a córnea (superfície do olho), causando infecções.
Problemas na visão podem provocar dores de cabeça constantes
O cristalino precisa se ajustar para dar nitidez à imagem. É justamente esse esforço que desencadeia a dor de cabeça.
Olhos claros são mais sensíveis
A sensibilidade pode variar de pessoa para pessoa, mas há indícios de que olhos claros são mais sensíveis à luz devido à diminuição de pigmentação – o que permitiria a passagem excessiva de claridade.
O estresse pode causar problemas de visão
O estresse baixa a imunidade do organismo e, consequentemente, também deixa os olhos suscetíveis a problemas oculares, permitindo que qualquer infecção ou inflamação se instale no corpo, como herpes ocular e conjuntivite. Além disso, o estresse também pode ocasionar a fadiga ocular, que causa dor de cabeça constante e ardência nos olhos.
O uso de lágrimas artificiais (colírio) deve ser feito sob prescrição médica
As lágrimas artificiais foram desenvolvidas para hidratar e nutrir os olhos quando não piscamos o suficiente ou há deficiência de produção de lágrimas. Quando utilizados para lubrificação ocular não há necessidade de prescrição médica, mas, atenção! Quando há necessidade de ação anti-inflamatória ou antibiótica a prescrição pelo oftalmologista é imprescindível.
Ar condicionado resseca os olhos
O ar condiciondo retira humidade do ar, então ao ficarmos em contato com ele, nossos olhos perdem água para o ambiente e ressecam.
Fumar prejudica a visão
Um estudo realizado em 2006 pela Universidade de Harvard (EUA) apontou que os fumantes apresentam chances duas vezes maior de desenvolver catarata e três vezes maior de degeneração macular relacionada à idade (DMRI).
Os olhos também precisam de descanso
Ler por muito tempo, ou ficar em frente ao computador, celulares e tablets, por exemplo, podem ressecar os olhos porque durante essas atividades nós piscamos menos, diminuindo a lubrificação ocular. Por isso, é importante fazer pausas de leitura a cada 40 ou 50 minutos, permanecer alguns minutos de olhos fechados ou mesmo olhar para longe por alguns segundos, estimulando o funcionamento de toda a estrutura ocular.
A vista cansada é mais comum em pessoas que tem o hábito da leitura
Essa sensação é comumente confundida com a vista cansada, mas se trata de um distúrbio da visão chamado de presbiopia, que geralmente ocorre a partir dos 40 anos, quando o cristalino começa a perder sua capacidade de focar objetos próximos, causando a sensação de vista cansada.
Ver televisão muito próximo à tela é prejudicial à visão
Isso pode deixar os olhos cansados, irritados, secos e desencadear dores de cabeça, mas não há indícios de que cause danos permanentes aos olhos. O ideal é ficar um pouco afastado da tela.
Utilizar lubrificante ocular (colírio) diariamente faz bem à saúde
Durante a execução de nossas tarefas diárias ficamos muito tempo em frente ao computador, expostos ao ar condicionado ou até mesmo com os olhos firmados por um longo período de tempo. Esta fixação faz com que aumente o intervalo entre uma piscada e outra, ressecando nossa córnea. A aplicação da lágrima artificial (colírio) correta durante o dia ajuda a hidratar e nutrir os olhos, evitando a sensação de ardência e cansaço que o olho seco provoca. Informe-se e opte por colírios sem conservantes ou com conservantes modernos que pouco agridem a córnea e proporcionam maior hidratação e lubrificação da superfície ocular.
Lavar os olhos com soro é o mais adequado
O bico do soro pode ser contaminado pelo ambiente e ao pingarmos o líquido nós levamos para dentro dos olhos as bactérias que estavam no frasco. O ideal é lavar os olhos com água mineral e utilizar lubrificante ocular ao longo do dia. Importante: Alguns colírios foram desenvolvidos de forma que a gota contaminada (como ocorre com o soro) não retorna para a embalagem, garantindo que a fórmula do produto não se altere e se mantenha dentro dos padrões de uso.
Toda lágrima artificial (colírio) é igual
Algumas lágrimas apresentam conservantes que, se usados em excesso, desencadeiam danos à córnea e à conjuntiva, além de causar vermelhidão nos olhos, irritação e ardência.
A catarata não volta após a cirurgia
Existe a possibilidade de opacificação da cápsula posterior, estrutura que acomoda a lente intra-ocular, mas se trata de um procedimento ambulatorial que consiste no polimento dessa estrutura com laser. Desta forma a opacificação é resolvida de forma rápida e indolor.
O uso correto do colírio pode curar a catarata
O tratamento da catarata é única e exclusivamente cirúrgico.
A catarata pode ser prevenida
Não há comprovação científica de métodos efetivos para prevenção da catarata, mas a condução de hábitos saudáveis pode retardar o seu aparecimento e prolongar a saúde ocular. Alimentar-se corretamente, diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, evitar fumar, proteger os olhos dos raios ultravioletas e controlar o diabetes são comportamentos preventivos.
É possível eliminar o uso dos óculos após a cirurgia da catarata
Hoje já estão disponíveis alguns implantes que permitem a correção do problema de visão (miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia). No entanto, é preciso consultar o oftalmologista para avaliar qual é a melhor opção para o seu caso.
Coçar os olhos pode causar lesões na córnea
A córnea é um órgão bastante sensível e o ato de coçar os olhos pode gerar danos irreversíveis – como o ceratocone, doença que afina a córnea e a deixa com formato cônico. Essa ação também facilita a ocorrência de inflamações e infecções nos olhos, caso a mão não esteja higienizada adequadamente.
A visita ao oftalmologista deve acontecer apenas quando surge algum incômodo na visão.
Visitar o especialista anualmente ajuda a prevenir doenças oculares que apresentam sintomas silenciosos, como é o caso do glaucoma – doença que pode promover cegueira irreversível.
Diabetes pode causar cegueira.
O aumento de glicose no sangue gera lesões progressivas na retina, fazendo com que a visão fique embaçada ou desapareça por completo, levando à cegueira. Consultar o oftalmologista regularmente, controlar o diabetes e realizar os tratamentos indicados é o meio mais efetivo de prevenir a cegueira.
A hipertensão é fator de risco para o desenvolvimento de glaucoma.
Não há relação entre pressão alta e o desenvolvimento do glaucoma. Alguns dos fatores de risco para a doença são: idade mais avançada (a partir dos 40 anos), diabetes, miopia, afrodescendência e hereditariedade.
O glaucoma pode cegar.
Uma das consequências da doença é a perda progressiva do campo de visão que, sem o tratamento adequado, pode evoluir para a cegueira total.
A cegueira causada pelo glaucoma tem cura.
Ainda não há tratamento disponível que reverta os prejuízos causados pelo glaucoma. Por isso, é importante a realização de exames periódicos que auxiliem na detecção precoce da doença e permitam tratamentos para interromper sua evolução.
O paciente que apresenta pressão intraocular alta precisará usar colírio para sempre.
Assim como outras doenças crônicas que devem ser controladas, com a pressão intraocular (PIO) alta não é diferente. Seu aumento está diretamente ligado ao desenvolvimento do glaucoma e o uso de colírios adequados é um dos meios eficazes para impedir seu avanço. É imprescindível uma consulta médica prévia para diagnóstico adequado.
Manter um peso saudável ajuda a saúde dos olhos.
Pessoas acima do peso ou obesas apresentam maior probabilidade de desenvolver diabetes e outras doenças que podem interferir na visão.