Para melhor compreensão, nós podemos dizer que os olhos são como uma câmera fotográfica e a retina pode ser comparada ao filme fotográfico. É ela que capta a imagem, registra e decodifica para enviar ao cérebro.
Tratando-se da retina, há enfermidades que acometem este órgão e prejudicam a visão, sendo as principais:
Retinopatia Diabética, o que é?
O diabetes é uma doença que pode afetar os vasos sanguíneos da retina e, com isso, desencadear o acúmulo de um material anormal nesses vasos, dificultando a passagem do sangue e deformando esses mesmos vasos (microaneurismas).
A retinopatia diabética ocorre quando esses microaneurismas se rompem ou extravasam e liberam gordura na retina, causando a perda parcial ou total da visão, podendo ser exsudativa ou proliferativa.
Causas: Diabetes Mellitus.
Retinopatia Diabética Exsudativa
Quando a retina é afetada pela hemorragia e pelas gorduras, prejudicando a visão.
Retinopatia Diabética Proliferativa
Os vasos sanguíneos prejudicados se multiplicam e produzem novos vasos (neovasos) que também podem provocar diferentes graus de danos à retina e prejudicar a visão.
• Controlar o diabetes por meio das orientações do endocrinologista.
• Fotocoagulação por raio laser: o procedimento cauteriza alguns vasos para evitar a hemorragia.
• Consultar regularmente o oftalmologista para a realização de exames de rotina;
• Controlar o diabetes;
• Alimentar-se corretamente.
• Diabéticos
Consequência da retinopatia diabética, o edema macular diabético é o inchaço que ocorre na mácula devido à alta taxa de glicemia do paciente. Como a mácula é responsável pela visão central e assimilação das cores, o edema bloqueia a visão, podendo em alguns casos desencadear a cegueira.
Causas: Retinopatia diabética.
Dentro do olho se encontra um gel espesso, conhecido como vítreo. É ele que mantém a retina presa às estruturas intraoculares e pode acontecer deste gel se separar da retina por conta do envelhecimento. Um dos sinais mais comuns do descolamento de vítreo são as chamadas moscas volantes, ou seja, a percepção de pequenas manchas dentro do campo de visão
Causas:
Acompanhamento clínico.
De forma geral, não há prevenção para o descolamento de vítreo, mas sempre que houver sinais de moscas volantes é importante que busque orientações do oftalmologista para uma avaliação e exames de rotina. Além disso, proteger os olhos sempre que há risco de impacto também contribui para a prevenção – por exemplo, durante a prática de exercícios físicos em que possa ser golpeado nos olhos.