A permanência da lente nos olhos por muito tempo, especialmente enquanto dormimos, impede a oxigenação de toda a córnea (superfície do olho), causando infecções.
A permanência da lente nos olhos por muito tempo, especialmente enquanto dormimos, impede a oxigenação de toda a córnea (superfície do olho), causando infecções.
O cristalino precisa se ajustar para dar nitidez à imagem. É justamente esse esforço que desencadeia a dor de cabeça.
A sensibilidade pode variar de pessoa para pessoa, mas há indícios de que olhos claros são mais sensíveis à luz devido à diminuição de pigmentação – o que permitiria a passagem excessiva de claridade.
O estresse baixa a imunidade do organismo e, consequentemente, também deixa os olhos suscetíveis a problemas oculares, permitindo que qualquer infecção ou inflamação se instale no corpo, como herpes ocular e conjuntivite. Além disso, o estresse também pode ocasionar a fadiga ocular, que causa dor de cabeça constante e ardência nos olhos.
As lágrimas artificiais foram desenvolvidas para hidratar e nutrir os olhos quando não piscamos o suficiente ou há deficiência de produção de lágrimas. Quando utilizados para lubrificação ocular não há necessidade de prescrição médica, mas, atenção! Quando há necessidade de ação anti-inflamatória ou antibiótica a prescrição pelo oftalmologista é imprescindível.
O ar condiciondo retira humidade do ar, então ao ficarmos em contato com ele, nossos olhos perdem água para o ambiente e ressecam.
Um estudo realizado em 2006 pela Universidade de Harvard (EUA) apontou que os fumantes apresentam chances duas vezes maior de desenvolver catarata e três vezes maior de degeneração macular relacionada à idade (DMRI).
Ler por muito tempo, ou ficar em frente ao computador, celulares e tablets, por exemplo, podem ressecar os olhos porque durante essas atividades nós piscamos menos, diminuindo a lubrificação ocular. Por isso, é importante fazer pausas de leitura a cada 40 ou 50 minutos, permanecer alguns minutos de olhos fechados ou mesmo olhar para longe por alguns segundos, estimulando o funcionamento de toda a estrutura ocular.
Essa sensação é comumente confundida com a vista cansada, mas se trata de um distúrbio da visão chamado de presbiopia, que geralmente ocorre a partir dos 40 anos, quando o cristalino começa a perder sua capacidade de focar objetos próximos, causando a sensação de vista cansada.
Isso pode deixar os olhos cansados, irritados, secos e desencadear dores de cabeça, mas não há indícios de que cause danos permanentes aos olhos. O ideal é ficar um pouco afastado da tela.